top of page

Deso leva serviços para a população Itaporanguense no “Sergipe é aqui”

Na 9ª edição do Programa, Governo movimenta a cidade com inúmeros órgão e secretarias com o atendimento aos moradores da região



Ninguém fica parado quando o “Sergipe é Aqui” chega no município. São aproximadamente 150 serviços ofertados através de órgãos e secretarias do Estado, prontos para atender a população e facilitar o acesso a quem precisa.


Prova disso, foi a 9ª edição do Programa, que aconteceu no último dia 10, em Itaporanga D’Ajuda e movimentou as ruas da cidade com a presença da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) com vários serviços que facilitam o dia a dia das comunidades como a análise de faturas, renegociação de dívidas, possibilidades de descontos, além da distribuição de 200 mudas e 8.000 copos de água.


Para a presidência da Deso, a parceria entre os envolvidos no programa só aproxima a população, e principalmente através dos serviços que a Deso oferece como o Tarifa Social, a Unidade Móvel do Saneamento, a resolução de situações comerciais como o parcelamento de dívidas, religações. Além disso, a Companhia está sempre presente com a equipe operacional para de fato verificar os problemas existentes na cidade e buscar resolver o mais rápido possível. A exemplo da captação local que foi aumentada, a vazão e o volume de água no município.


Saneamento Expresso, a Unidade Móvel da Deso Fizeram parte desta edição do “Sergipe é Aqui”, os serviços da Companhia como o 'Deso Móvel', onde é possível solicitar a segunda via, o parcelamento, a análise de faturas, ligação ou religação, tudo em um mesmo ambiente para maior comodidade do usuário, além do programa 'Tarifa Social', com a possibilidade de ter até 50% de desconto na tarifa de água, caso o usuário se enquadre nos critérios socioeconômicos.


O programa 'Saneamento Expresso' com a Unidade Móvel de Educação Ambiental, que é itinerante, possibilita levar à população, informações sobre meio ambiente e saneamento, em veículo tipo ônibus, adaptado e equipado com maquetes didáticas e funcionais, que retratam todo o Ciclo do Saneamento.


Para Lari Keroly, 17 anos, aluna do 3º ano do ensino médio, do Centro de Excelência Felisbelo Freire, situado na cidade, participar desta ação foi enriquecedor.


“Achei muito bom, bem interessante. Descobri muitas coisas novas, como a questão do que promove e o que pe feito sempre que acontece a falta de água, além do funcionamento das estações de tratamento, por exemplo. Fiquei chocada pois não conhecia toda a dinâmica. A funcionária da Deso é muito didática e explica bem, e agora conhecendo isso, posso passar o que aprendi para família e amigos”, disse.


Para a professora Iracema Almeida, professora que leciona português, no Centro de Excelência Felisbelo Freire, a informação agrega bastante. “Fico feliz em saber que essa unidade não é apenas hoje, mas que ela já faz essa ação em inúmeras situações e está rodando os municípios.


É uma proposta de intervenção que existe a transmissão de conhecimento e junto a isso a conscientização, principalmente sobre o desperdício de água e saber da importância do uso, além da questão ambiental. Estão todos de parabéns e espero que levem esse projeto para mais pessoas”, pontuou.


Projeto Deso + Verde e a distribuição de mudas

Através da Diretoria de Meio Ambiente e Expansão – DMAE, a Deso criou em 2019 o Projeto DESO + VERDE, que está sob a responsabilidade da Gerência de Meio Ambiente – GMAM, desde 2021 em ações conjuntas com a Gerência socioambiental – GESA, com o intuito de preservação do meio ambiente, viabilizando atenuar a degradação de biomas, onde há produção natural de água no Estado de Sergipe, com a distribuição de mudas de árvores de diversas espécies.


Segundo a Coordenação de Preservação de Mananciais e Segurança de Barragens, é preciso contribuir com o Meio Ambiente. Já foram distribuídas mais de 100 mil mudas em todo o estado de Sergipe, para garantir o reflorestamento dos rios, as matas ciliares, e, principalmente, a retenção do solo, para evitar o assoreamento. Em parceria com o ”SergipeTec” e o “Instituto Vida Ativa”, está sendo distribuído gratuitamente várias mudas.


No “Sergipe é Aqui”, a Deso mostra à população sergipana que é parceira do meio ambiente, e a resposta é imediata. As pessoas veem isso com bons olhos, porque sem água não há vida, e se não houver preservação, compromete-se o futuro das próximas gerações.


Em todas as edições, a procura (pelas mudas) é sempre muito grande. Isso mostra uma carência de vegetação em nosso estado, porque as pessoas querem plantar e buscam por isso. Em todas as edições, são levadas em torno de 200 mudas, que acabam rapidamente.


Ao plantar árvores, estamos automaticamente plantando água, e isso faz com que tenhamos garantia de que as próximas gerações tenham água para o seu desenvolvimento.

0 comentário

Opmerkingen


bottom of page