Moradores do município aprovaram iniciativa da empresa e destacaram importância do ato de ler
Com o objetivo de incentivar e democratizar o acesso à leitura, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) distribuiu 184 livros à população de Pedrinhas, município do sul do estado, durante a 35ª edição do ‘Sergipe é aqui’.
A atividade integra o ‘Livro, liberdade para alma’, projeto da empresa de doação e empréstimo de títulos literários diversos. Na ocasião, foram distribuídos livros ficcionais e não ficcionais, incluindo infantis, infanto-juvenis, didáticos, paradidáticos e romances.
Na opinião da autônoma Edriana Santos Almeida, uma das pessoas contempladas pela iniciativa, ler contribui para a formação do repertório cultural. “É muito gratificante ter acesso a livros gratuitamente. Nem todos têm dinheiro para adquirir um item como esse, mas aqui há uma grande variedade, para todas as idades.
Peguei para mim e para meus filhos. Eu gosto muito de ler. Isso é muito importante”, ressaltou.
Além de levar para casa livros doados pelo projeto, o aposentado José Oliveira também contribuiu com o programa, oferecendo títulos literários ao acervo da iniciativa.
“Isso é muito significativo para a nossa cidade, um momento máximo. Eu sou muito envolvido com livros, gosto muito de ler. Sou um professor aposentado. É relevante fazer o conhecimento circular”, frisou.
A lavradora Helena Santana Santos revelou que tem dificuldades na leitura, e afirmou que utilizará o livro que recebeu do projeto para praticar. “Eu conheço as letras, mas não sei ler direito. Aí eu peço ajuda aos meus filhos. Hoje, a pessoa só sabe andar no mundo se souber ler um pouquinho. Tem de aprender, para ficar mais sabido, para saber mais das coisas”, ressaltou ela, que também levou títulos infantis para os netos.
Para a secretária escolar Monalisa Silva, o projeto acrescenta à aprendizagem da população, “pois é um estímulo a aprender”. “Livros também não são algo barato, então acho maravilhoso como um projeto como o ‘Livro, liberdade para a alma’ tenha vindo para Pedrinhas.
Isso é muito estimulante para as pessoas, para que leiam mais”, destacou ela.
Commenti