Valdevan 90 ele que foi diplomado de dentro da cadeia vota pela manutenção da prisão de Daniel Silva


Foto: Google

Em sessão nesta sexta-feira (19), a Câmara dos Deputados, em Brasília (DF) decidiu, por 364 votos a 130, manter a prisão do deputado federal Daniel Silveira( PSL-RJ). O Deputado Federal Valdevan de Jesus Santos, mais conhecido como Valdevan 90, votou a favor da manutenção da prisão de Daniel. O que chama atenção é um deputado com o nome ligado a vários escândalos e destaque em diversas manchetes policiais ser favorável a prisão de um colega de bancada.


O nome de Valdevan 90 está ligado a uma série de polêmicas que envolve a polícia. Ele foi destaque neste ano em uma reportagem investigativa exibida no dominical Fantástico, da TV Globo. Ele foi preso duas vezes pela polícia. A primeira vez foi em 2003, quando diretores do Sindicato dos Trabalhadores de Passageiros de São Paulo foram detidos. A segunda foi em dezembro de 2018, após diligências da Polícia Federal (PF) da 'Operação Extraneus' que apura a inserção de declarações falsas na prestação de contas de campanha por parte do candidato eleito durante as eleições de 2018. Ainda de acordo com a assessoria da PF, as investigações apontaram que ele se utilizava de ‘laranjas’ para a realização de diversas doações em favor da sua campanha.


Em maio de 2020, após ação do Ministério Público Eleitoral, através da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) cassou o mandato do deputado federal Valdevan 90 por fraudes na prestação de contas da campanha. A diplomação do deputado ocorreu na Cadeia Pública Tabelião Filadelfo Luiz da Costa, na cidade de Estância. Além de tudo isso, Valdevan é o único Deputado da história do Brasil a participar de uma sessão na Câmara Federal de tornozeleira eletrônica.


Uma grande ironia, um político com ficha manchada em escândalos votando contra um colega de trabalho. Onde está a coerência na vida pública do Deputado Federal Valdevan 90? É dessa forma que ele pretende representar Sergipe no Senado Federal? Um político paulista que mal pisa nas terras de Sergipe Del Rey.

0 comentário