top of page

Estados Unidos captura navio russo e tensão entre os dois países se intensifica; saiba mais

  • Foto do escritor: Redação Macambira no Ar
    Redação Macambira no Ar
  • há 6 dias
  • 1 min de leitura

Os Estados Unidos anunciaram a apreensão do navio petroleiro Marinera, que estava sob proteção Russa, nesta quarta-feira, 7. A embarcação contava com escolta russa e navegava no Oceano Atlântico.


A Rússia enviou na última semana um submarino para a proteção do seu navio petroleiro Marinera – antes denominado Bella 1 -, que estava na mira dos Estados Unidos, e apresentava sanções para apreensão do petroleiro.  A apreensão foi confirmada pelo exército norte-americano. 


De acordo com a agência de notícias estatal (TASS), as forças navais dos Estados Unidos abordaram um navio em águas internacionais, fora das áreas sob jurisdição de qualquer país. Desde então, não houve mais contato com o navio.


Conforme a Convenção das Nações Unidas sobre Direito do Mar, “os navios devem navegar só uma e, salvo nos casos excepcionais previstos expressamente em tratados internacionais ou na presente convenção, devem submeter-se, no alto do mar, à jurisdição exclusiva desse Estado”. Dessa forma, o tratado da navegação em alto mar não foi respeitada pelo governo estadunidense e a Rússia exige respostas


Depois que os Estados Unidos interceptaram a aeronave, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia pediu que as pessoas a bordo fossem tratadas com respeito. Essa situação aumenta ainda mais as tensões entre os países e a Rússia. Ainda de acordo com informações da TASS, “Tendo em conta relatos de que há cidadãos russos entre a tripulação, exigimos que o lado americano garanta um tratamento adequado e humano deles, observe estritamente seus direitos e interesses e não coloque obstáculos para seu retorno à pátria em breve”, enfatizou o ministério.

*com informações do G1

Comentários


bottom of page